terça-feira, 5 de janeiro de 2010

De volta à Escola

Pois... o que é bom acaba depressa e cá estamos de volta a rotina.
Ontem encontrei pela primeira vez os filhos da Rosa (a mãe que faleceu no parto) e não foi nada fácil. O marido pediu-me que tivesse um pouco de atenção às atitudes dos miúdos, pois ainda estava tudo muito recente (como é óbvio toda a gente aqui na escola se disponibilizou para ajudar).
Hoje de manhã trouxe-me o bébé Salvador....pediu se eu tomava conta dele, enquanto ele ía às salas falar com as professoras. Fiquei olhando para ele, tão pequenino, bonitinho, e pensei na Rosa. Como ela devia ter gostado de ver este menino. Tenho pensado muito nela e rezo para que esteja em paz.

6 comentários:

  1. Querida Margarida.
    Pelo que leio de ti, deves ter um coração de ouro. Eu bem sei a posição dum professor. Já fui formador profissional e pese emboraseja um pouco diferente , também é dar instrução. Eu digo Instrução, porque não estou de acordo com o nome de Ministério da Educação. A educação quer se queira ou não´é dada em casa, os professores devem ter pulso e ferramentas para ministrarem a Instrução sem serem enxovalhados pela falta de educação. O meu ponto de vista dava para uma discussão muito grande e, não é neste sítio que vamos falar disso muito embora possamos abordar ligeiramente. Segue com atenção esse bébé, pois a falta de mãe é um pesadelo muito grande.Sei que o farás não por te pedir mas sim por saber que és a pessoa indicada. Recebe um beijo de amizade . João.

    ResponderEliminar
  2. Margarida
    Também tenho pensado, muito nesse pai e nesses irmãos, nesse bébé que ainda não entende e talvez seja o que menos vai notar a falta da Rosa.
    Vão precisar de muito apoio de toda a comunidade, e realmente a escola é fundamental nessa relação de facto o professor têm um papel preponderante na vida de uma família, é uma enorme responsabilidade, que não se pode dissociar, o ser humano sensível, do profissonal competente, tens uma tarefa difícil pela frente, mas também é reconfortante, saber que se pode ou está a ajudar alguém, e eu já estou de lágrima a espreitar, tenho a certeza que serás uma das que os irá mimar...
    Bjocas

    ResponderEliminar
  3. O padre Marcos prometeu mobilizar toda a paroquia para que nada falte a esses meninos. da minha parte falei ao Sérgio para que se necessitar de apoio ou ajuda cá estarei para ajudar. ele sabe que pode contar comigo, incondicionalmente. espero que não falem muito no assunto aos pequenos nem que lhes façam muitas perguntas para não avivar a dor. Como sabes é habito de madeirense estar sempre a falar da mesma copia e a faxe perguntas sempre iguais.espero que a escola se una para ajudar os pequenos principalmente te o Gabi. Esse é o que necessitará de maior apoio. espero que os docentes sejam "suaves" e compreensivos com o menino que era o "ai jesus da mãe":o gabi. Porque a Rosa sabia muito bem que esse menino era especial e diferente dos outros dois.. Por isso muito cuidado com as palavras usadas e os caatigos e repreeensoes aplicadas. Por favor, nunca se esqueçam que eles perderam a mãe, ao nascer o irmão. Isso é uma estigma para toda a vida.

    ResponderEliminar
  4. rectifico o que escrevi.Onde se lê: "copia" deve ler-se coisa, e "faxe" entenda-se por fazer

    ResponderEliminar
  5. Minha querida, o encontro foi adiado para dia 16, no mesmo local e à mesma hora. Explico tudo no blog.
    Espero ainda contar contigo.

    bjocas

    ResponderEliminar
  6. Pois é amigos João, Gi e Mina,
    Este episódio da Rosa ainda está muito recente e não é fácil lidar com as emoções.
    Penso que o tempo vai dar uma grande ajuda... Claro que estaremos todos (uns mais do que outros, não é?)disponíveis para ajudar.

    ResponderEliminar