segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

De volta...uma passagem rápida.

Arranjei uns minutos para vir até aqui dar notícias. A mãe continua hospitalizada e ...não tem sido fácil. Parece que as 24 horas do dia não chegam para nada.

A recuperação está a ser muito lenta e dolorosa: além dos problemas iniciais, teve líquido no pulmão direito, depois, quando começou a alimentar-se, teve diarreias terríveis (10 vezes por dia), dorme muito mal, bebe pouca água (tem sido uma luta entre mim e ela), continua a não querer andar (ou andar pouco), a tensão arterial estava descontrolada (15-4,7), as veias das mãos e braços estavam constantemente a rebentar. Por tudo isto era dificil fazer com que ela andasse.

Hoje tiraram a algálea, mas teimava que não queria que lhe tirassem a fralda. Mas sempre conseguimos. Também hoje fiquei sabendo que levou 43 pontos na barriga, por isso decidi que tenho que ir com calma, pois deve estar a custar muito.
E quando penso, que tudo isto foi provocado pelo exame que lhe fizeram, fica-me uma "raivinha", pois a minha mãe, apesar dos seus 73 anos, era muito autónoma (vivia sozinha, conduzia, ía às suas aulas de Hidroginástica, ía ao café todas as Sextas-feiras, ajudava ainda alguns dos netos nos TPC's, fazia almoço para o filho mais novo, todos os dias), e agora... só espero conseguir ajudá-la a recuperar forças para voltar a fazer as coisas que ela gosta (por exemplo: fazer cruzeiros).
Não tem sido por falta de ajuda, pois os três filhos (eu e os meus dois irmãos) não saímos do pé dela e tentamos recuperar o ânimo (que está muito em baixo), eu venho a casa fazer comida (de dieta) para ela não comer a do Hospital, o filho mais velho é que está sempre com ela (dá-lhe banho, troca-lhe fraldas), o mais novo quando chega ao hospital dá-lhe massagens nas pernas e nas costas...enfim somos uma equipa multifacetada. Vamos conseguir!!!!!

2 comentários:

  1. Complicada mesmo a situação.
    É natural que ela se sinta cansada e até desanimada com a situação.
    Mas á que "espicaça-la", não se deixar assim entregar, nada de muita cama, não anda cinco passos, anda dois...
    Força para ela e para a equipe familiar, que está a funcionar muito bem.
    Claro que vão conseguir, mas calma se ela ainda têm os pontos e mesmo depois a cicatrização é mais lenta em tecidos que já não são novos.
    Devagar e com mais uns tempos de paciência estão no bom caminho...
    Daqui vai a minha força, com beijinhos e rápidas melhoras

    ResponderEliminar
  2. Claro que vão conseguir, e não tarda nada ela estará novamente nas suas voltas.

    Força Margarida! Um beijinho grande

    ResponderEliminar