quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Férias...

Hoje dei por mim (mal acordei) a pensar como seria bom partir de férias. Devo estar mesmo mal, pois ainda agora começou este ano lectivo. Então decidi deixar aqui registado o meu próximo projecto de férias, que será na Páscoa de 2010: vou para os canais de Inglaterra durante 1 semana. Pois para quem me conhece pessoalmente, sabe que eu sou fã de férias em barcos nos canais. Já tive esta experiência por 2 vezes, e garanto que quem experimenta fica viciado.
Durante 8 dias conduzimos o barco pelos canais, temos que fazê-lo transpôr as inclusas para galgarmos as diferenças de nível ( e aí é que se vê quem tem garra para a coisa: abre comporta, mete o barco lá dentro, fecha comporta, enche ou esvazia a comporta e torna a abri-la para tirar de lá o barquinho). Normalmente vamos 16 pessoas, por isso são precisos 2 barcos. Cozinhamos lá dentro ( e grandes banquetes porque todos os narrowboaters nos fazem elogios ao cheirinho que sai dos nossos barcos). É extrememente envolvente a vida nos canais: normalmente não se apanha rede de telemóvel, nem internet e, por incrivel que pareça ninguém se lembra disso. A vida no canal é muito agitada: trabalhamos muito na ajuda aos nossos maridos (armados em marinheiros), fazemos sempre montes de asneiras a nível alimentar (boas tábuas de queijos, acompanhadas de bons vinhos), jogos de cartas etc. É tão agradável.

Em 2007 em Inglaterra





e em França 2008 (Canal do Midi)



Os barcos franceses são muito diferentes, mais modernos, mas menos charmosos. E depois em França existem os ecluseiros, com comandos automáticos, que não nos deixam fazer o trabalho de abrir as eclusas, mas, de qualquer maneira, conduzir os barcos lá para dentro não é fácil (é preciso saltar c/ o barco em movimento, jogar cordas, amarrar as cordas e depois conforme a água sobe ou desce é preciso ir largando ou puxando). Trabalha-se muito. Temos que abastecer a despensa, abastecer de água e combustível no sítios indicados, limpar o barco e ainda arranjar forças para visitar os locais onde paramos.
Em França fui a Carcassone (uma cidade dentro de muralhas que é um encanto). Mas sinceramente aconselho os canais ingleses. Conhecemos gente de todo o mundo e os barcos são mais confortáveis.
No fundo os barcos dos canais são como roulotes na água.
Quem puder que experimente. Garanto que é uma experiência única.

5 comentários:

  1. Não conhecia...mas gostava de experimentar. Parece divertido.

    ResponderEliminar
  2. Oh Margarida, esta hora está torta! São 23:06, e não 16:06!

    lol

    bjocas

    ResponderEliminar
  3. É ainda novata nestas coisas...eu tb já me tinha a percebido no post do funeral. ela diz que vinha agora do funeral e a hora do post era antes de ter acontecido o dito. Mas pensei que ela tinha escrito antes de ir ao enterro.

    ResponderEliminar
  4. Já emendei.E isto para principiante até que não está muito mal. Obrigada. Beijocas

    ResponderEliminar