quarta-feira, 28 de outubro de 2009

AJUDAR OS OUTROS...

Hoje recebi um telefonema do pai de um aluno de 4º ano a agradecer tudo o que tinha feito pelo filho. Fiquei contente pelo meu acto ser reconhecido e ainda mais contente por ter minimamente resolvido o problema do F..... Mas eu explico: o F... veio ter comigo na Segunda-feira, a chorar, pedindo para lhe dar "remédio"para dores de dentes. Eu expliquei que não posso estar sempre a a dar analgésicos e que iria chamar o pai. E aí começa o drama: "o meu pai está desempregado, a minha mãe também e o namorado dela também. Eu tenho muitas dores, durmo mal, custa-me a comer. O dinheiro não dá para ir a dentistas". Nem sabia que os pais estavam separados e muito menos que ele vivia com o pai e a avó. Observei a boca e fiquei horrorizada: vários dentes estragados, raízes espetadas, dentes de leite entalados entre os definitivos. Telefonei ao pai para levá-lo à Saúde Oral, mas fiquei sabendo que já não tem idade para ser atendido neste serviço.
Que serviço é este, que nega receber e tratar um jovem em crescimento, só porque já fez 9 anos?
Telefonei para uma amiga (higienista) que trabalha numa Clínica dentária fantástica (XPTO) e contei-lhe o caso. Ela pediu para o miúdo ir imediatamente para lá e fez-lhe uma limpeza e selou-lhe os dentes que ainda estavam bons. Chamou um colega dentista (que tb foi meu colega)que se prontificou a tratar do miúdo na Terça-feira. Ontem foram extraídos os dentes de leite e as raízes e descobriram que tem um molar (definitivo) bastante estragado.
Hoje já tive a visita do F.... aqui na escola, que não faz outra coisa senão sorrir para que todos vejam a sua nova imagem. Está tão contente, coitadinho.
Tive que avisar o pai para não contar a ninguém, senão tenho a escola toda a pedir-me ídas aos dentistas à borla.
As colegas dizem que eu sou uma pedincha, peço a todo o mundo para os outros.
Pois esta é a minha maneira de praticar a religião: não ando muito nas missas e só entro nas igrejas quando sinto uma vontade grande de o fazer, mas tento ajudar o próximo quando precisa.
(Será que devia ser Assistente Social?)

4 comentários:

  1. Assistente social? A tua filha é que vai ser. Mas deixa que te diga, não me surpreendes com estes relatos. Conheço-te e ao teu coração. Não podes ver um injustiça, não podes ver uma criança maltratada, não podes ver uma pessoa com problemas, mas principalmente crianças. Deixa que te diga essa escola já muto beneficiou por te ter aí. (Embora haja gente que não te aprecie). mas devias era de ser missionária, aquelas que vão para Africa.hihihi com lencinho na cabeça e livrinho debaixo do braço.Ah e saia rodada e chinelinhas, não essa quantidade de sapatos que tens (ai o vício). Sim "pequena do ilheu" já te imagino vestida tipo freirinha. Mas é verdade, há uma razao para os pequenos não te largarem. Tens o coração nas mãos. Mas já foste ofendida e muito por aquela bipolar e mesmo assim ainda a tratas como se nada tivesse acontecido. bem, a baba já deve estar a escorre-te pelos queixos abaixo. Vai buscar um guardanapo,JÁ. mas é verdade, sabes que não minto, sempre Aó às vezes. kisses "minha pequena do ilheu"

    ResponderEliminar
  2. Margarida
    Nesses actos é que se pratica a fé, em ver o proximo feliz, não é ir á igreija e depois sair de lá a conspirar...
    Tornou feliz duas pessoas a si, por ter ajudado, deve ter ficado com a alma cheia, ao ver o sorriso do catraio, e ele evidentemente que até já pode comer e sorrir...
    Bjocas

    ResponderEliminar
  3. Fico muito feliz de saber que tem um coraçao de OURO.
    TUDO DE BOM...
    FIQUE BEM...
    BJOSSS...

    ResponderEliminar
  4. Sempre tens o teu lado de freira, vês!?!lol
    Um bom coração...
    bj grande loura

    ResponderEliminar