quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Benção das capas da R....



Há 30 anos estava eu na Igreja da Sé a receber a Benção das Capas, no dia 30 de Novembro.
Foi uma enorme alegria ver a minha filha entrar na mesma igreja, passados estes anos, e ainda por cima tendo como madrinha uma amiga, que fez a benção no mesmo dia que a mãe.
Como podem imaginar foi um dia de emoções muito fortes. Começou logo com a ida ao cabeleireiro (penteado e maquilhagem) e depois ter que arranjar as oferendas para o ofertório. Sim, porque o Sr. Padre que organizou a celebração junto com a R..., achou por bem me por de sua ajudante durante a cerimónia. Então, era uma correria entre o altar e a sacristia: distribuição dos livrinhos com o Rito da Benção e os cânticos, distribuição de leituras, ofertório...tudo bem, fiz com o maior dos prazeres (o que é que uma mãe não faz por uma filha), mas esqueci-me que em vez de ir todo "aperaltada" e com uns sapatos de salto altíssimo, devia ter ido de leggins e sapatilhas.
Há já alguns anos que o Sr. Bispo, não se disponibilizava para fazer a Benção (devido a comportamentos impróprios de alguns alunos em anos anteriores), mas este ano aceitou o convite. Foi uma missa muito bonita, cantada pelo coro de Enfermagem, a madrinha choramingou desde o primeiro cântico até ao momento em que se dirigiu aos cerca de 500 estudantes, elegantemente vestidos. O Sr. Bispo falou aos jovens apelando a que se mantenham nos bons caminhos e sejam fortes para resistir a percurssos errantes.
O Rito da Benção foi um momento muito bonito, e que, concerteza ficará para sempre na memória destes finalistas de 12º ano.
O pior foram mesmo as dores nos pés que a R... teve, devido aos saltos muto altos e às muitas horas em pé (no Liceu á espera da concentração, no cortejo a pé até à Sé e depois na igreja).
No final fiquei muito orgulhosa por todos terem elogiado o trabalho da minha filha, que foi a única aluna a organizar a parte católica, pois os outros elementos da comissão concentraram-se no baile (para o baile a R... foi de sapatos sem saltos e já usados).
Esta é uma tradição madeirense (não conheço nenhuma cidade portuguesa que o faça) que já tem muitos anos e que marca muito o fim de um ciclo importante na vida dos adolescentes.


Nota: A Avogi foi uma QUERIDA e apareceu na Sé para rever os seu antigos alunos. Fico-lhe muito grata por esse gesto. A R... teve muita pena de não ter tirado fotos com ela. Um beijo grande para ela.

5 comentários:

  1. Obrigada pelo beijinho. Ainda sinto na bochecha o seu sabor. Tudo, mas tudo do melhor para voces.

    ResponderEliminar
  2. A R., está muito gira e feliz, que mantenha este sorriso pela vida fora.

    Não havia a mãe de estar orgulhosa com uma filha inteligente ainda por cima bonita...
    Que o resto da caminhada, seja suave...
    bjocas

    ResponderEliminar
  3. Mina

    Obrigada. Ela estava bem, nem muito maquilhada, nem com penteados de "noiva" (como vi nalgumas colegas).
    Claro que fico muito orgulhosa desta menina, mas não só por este dia, mas pela caminhada que tem feito.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que linda menina!! Que ar angelical e carinhoso! Tem muita razão de estar encantada com a sua filha! E ainda por cima boa aluna..que mais se pode pedir. Obrigada por partilhar connosco estes detalhes delicioso da sua vida . Muitos parabéns ás duas e que o sorriso doce da R se mantenha ao longo da sua vida vida.
    Um abraço para as duas

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Sonhadora.
    Que ela se mantenha assim, que pense sempre pela sua cabeçinha, não vá atrás do "rebanho" e conserve os valores que nós lhe transmitimos. Eu acho que nos dias que correm, isso já é um bem muito grande.
    Bjs

    ResponderEliminar