quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A mãe em casa

Pois já cá está. Depois de tantos dias internada, veio para a "unidade de cuidados continuados da filha". O que é muito bom.
Não está a ser fácil. Eu estou de Atestado Médico, e além de ter a família toda para cuidar tenho que me dedicar a ela a 100%. Está muito fragilizada, muito dependente, um pouco deprimida.
Aos poucos estou a tentar libertá-la da dependência que depositou em mim: só dorme comigo (coitado do meu marido), sou eu que lhe dou banho e a visto, etc.
Ontem fomos a 2 médicos para vermos como estava a reagir o corte da operação e a asma. Está a correr bem, nesse aspecto. Todos me dizem que tenho que ter paciência, que é normal ela estar assim...Amanhã vai ao cardiologista, vamos ver o que ele diz.
Faço tudo com dedicação e carinho, mas sei que tenho que espicaçá-la, para ela não cair na cama e voltar a fazer a vida dela, mas é uma luta. Digo-lhe sempre que estou aqui para ajudá-la, mas ela tem que ser a primeira pessoa a ajudar, se ela não colaborar não serve de nada o meu esforço.Todos dizem que a seguir vou precisar fazer um retiro para algum SPA maravilhoso onde tratem de mim.
Sinto que as minhas filhas andam um pouco carentes (e até o marido) e já não sei para que lado me vire. Um dia destes dei comigo lavada em lágrimas e com vontade de fugir...sei que não devo, mas foi superior a tudo. Mas já levantei o astral e estou novamente pronta para ir à luta.

12 comentários:

  1. Que bom que, pelo menos, já saíu do hospital. Um beijo e muita força!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Quicas, pela força. As minhas é que andam a faltar. Bj

    ResponderEliminar
  3. OlA´. Um beijinho grande para ti.
    Não sei porque mas as tua palavras são as mesmas que escrevo sobre minha tia. Digo-lhe para se levantar, para se ajudar a si própria, mas a coisa não tá para as aceitações. Não quer levantar, não quer sair da cama, não quer sair nem para ir ao medico (até vomita e pede para abrir a janela do carro ). É duma dependência total. Tá deprimida por sentir que já não é o que era.Aos poucos dou-lhe força mas não aceita tem de ser eu a fazer se não nada feito. Sou eu que lhe digo para se vestir (se não ande de camisa de dormir todo o dia) e até para se levantar da cama sou eu. Preciso de fugir daqui por uns dias. beijos . devia falar para ti e de ti e afinal falei foi de mim .Irra sorry

    ResponderEliminar
  4. È muito cansativo, ter um familiar dependente, e julgamos dar sempre o nosso melhor, e aqui a vai a mesma dualidade que se aplica aos filhos aplicasse aos pais, queremos muito mima-los, mas não podemos deixar de ás vezes ser mais ásperos, para eles arribarem, nada de entregas.
    É feio o que eu vou dizer, mas ás vezes uma chantagenzita resulta, não se pode baixar os braços...
    Ninguém está doente porque gosta, mas quando se chega a uma certa idade só isso já ajuda a acomodar... Estimulos para vida, a mãe têm de se esforçar...
    E a filha, vá de sonhar com o SPA com o maridão para compensar lool e as filhotas também a ajudar...
    E sentir-se frágil é humano de ferro só o aço, ficar na fragilidade muito tempo é que não dá senão ela "mina-nos" "corroe-nos", as caranguejolas são assim têm este coração ora forte ora fraco, a familía é o nosso calcanhar de Aquiles...
    As melhoras e animo e paciência é coisa que não pode faltar, e as as nossas palavras amigas, para o astral levantar...
    Bjocas

    ResponderEliminar
  5. OI MARGARIDA, ENTENDO O QUE SENTES , AS SUAS LÁGRIMAS, SUA ANGUSTIA.
    EMBORA ESTEJAS IMENSAMENTE FELIZ COM O RESTABELECIMENTO DE SUA MÃE. SENTE TUDO ISSO. NÃO SE CULPE. PORQUE REALMENTE É ASSUSTADOR ESTA INVERSÃO DE PAPÉIS. SEMPRE ELA CUIDOU DE TI E AGORA ES TU. A SUA VIDA SE TRANFORMA . MUDA-SE OS HÁBITOS.AS FILHAS E O MARIDO FICAM DE LADO. SEI QUE NÃO TÃO DE LADO ASSIM. MAS É ASSIM QUE ELES SENTEM.
    MAS PENSA BEM TUA MÃE ESTÁ TRISTE POR ISSO TAMBÉM , ELA TÃO INDEPENDENTE DE TI AGORA ESTÁ SOB SEUS CUIDADOS.
    E NORMAL ELA SE SENTIR ASSIM DEPOIS DESTA AGRESSIVA DOENÇA QUE LHE IMPUSERAM.
    CONVERSE COM TODOS E EXPLIQUE QUE PRECISA DA AJUDA DELES PARA AJUDAR SUA MÃE. VOCE NÃO É UMA SUPER-MULHER, TAMBÉM TEM SUAS DIFICULDADES , IGUAL A MIM E A TODAS NÓS.
    VAI TUDO FICAR BEM, VOCE VAI VER. lOGO, LOGO ELA VAI ESTAR COM SAÚDE.
    pARABÉNS POR SER ESTA FILHA TÃO DEDICADA E BONDDOSA COM SUA MÃE E PODE TER CERTEZA , ELA SABE DISSO.
    UM BEIJO BRASILEIRO COM MUITO CALOR . DEVE ESTAR 45 GRAUS UFA , SENSAÇÃO TÉRMICA DE 50 GRAUS.UFAAAAAAAAAA, ACABEI O ALMOÇO E DE BOTAR ROUPA NA CORDA.ESTOU PINGANDO DE SUOR. O BANHO NÃO ALIVIOU O CALOR. ENFIM O VERÃO NO RIO É LINDO, MAS QUENTE... AMANHÃ DECORAÇÃO COM AS FLORES .
    BEIJOS.
    RAY

    ResponderEliminar
  6. A paciência é uma virtude. Saber utilizá-a , outra virtude. Um dia quem sabe se não haverá alguém que tenha paciência para nós. Paciência...

    ResponderEliminar
  7. Mina e Ray
    Obrigada pelas palavras de coragem e força. Eu sei que é egoísmo queixar-me, mas o facto de não conseguir dormir dá cabo de mim.
    Depois dou comigo numa fase meia chorona.
    Quanto à ajuda...ela chega em doses muito pequenas (ou serei eu muito exigente?), mas o meu irmão mais novo é que me dá mais apoio.
    Bjs para vcs

    ResponderEliminar
  8. Gi
    Eu sei que também estás a passar por uma fase parecida. minha mãe também está à beira de uma depressão. Hoje vou com ela ao médico. Vamos ver se conseguimos ajudá-la.
    Será que os nossos filhos vão ter tempo e paciência para nós quando estivermos em situações idênticas?

    ResponderEliminar
  9. João
    Paciência...paciência.... e mais paciência. Não chega... é preciso misturá-la com amor e carinho, e ir buscar forças onde julgamos não as ter.
    Obrigada amigo.

    ResponderEliminar
  10. Querida amiga.
    Totlmente de acordo contigo. Realmente à paciência se não for adicionado o amor, è um bocado difícil.

    Mudando de assunto:- Eu não tenho cavalos , somente uma cadela Dálmata que é um grande amor apesar de ser completamente surda. Percebe tudo o que eu quero, pois com amor e paciência, acompanhado com um pouco de ciência para trabalhar com cães consigo treiná-la de modo a que nos perceba. Ela sabe muito bem que não deve ir para a rua a não ser acompanhada por um de nós. Posso deixar o portão da minha casa aberto que ela não vai para a estrada. Também é certo que está esterilizada. Adora passear pelo campo onde também tiro muitas fotos, nem todas são de minha propriedade. Quanto ás flores, já não digo o mesmo. Mas...as forças já começam a faxer das suas!!Enquanto puder hei-de resistir e cuidar delas. Longe vão os tempos em que montava. Aprendi quando estava na Milicia da Mocidade Portuguesa na E.I C.Funchal, que éramos obrigados a frequentar. Por sinal tinha um cavalo que nenhum dos meus colegas gostava de montá-lo, somente eu o escolhia e, com a história dos rebuçados, dominei-o totalmente. Ele mal me via, corria logo para mim. Espero que tenha uma boa semana acompanhada de paciência e amor. João

    ResponderEliminar
  11. Margarida
    Como eu te entendo, essa face de chorana é do signo rsss
    Shóóó, para depressão, pensa no SPA kkk
    Mas só bem as tretas que não interessam á cabeça.
    Eu também ás vezes tenho dessas, há tempos estive comprimida p'ra aí uma semana, e uma das minhas cunhadas liga-me e pergunta-me então estás melhor?!... soltasse-me um dilúvio, até o telefone ficou inundado, já não dava para aguentar, e depois aliviou, é preciso falar desabafar...
    Se quiseres no meu perfil está um endereço, podemos chorar juntas kkkk
    E que tal música chorona, chorana, chorona kkk, eu já sou de nascença ihihihi
    bjocas e anima bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Mina
    Já estive pior, mas parece que agora as coisas vão começar a acalmar.
    Bjs e obrigada pela força.

    ResponderEliminar