quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Como podem transmitir bons valores aos jovens?


Hoje é o jantar de Natal da Escola. Eu sempre fui. Deixei de ir no almoço de final do ano lectivo anterior. Este ano volto a não ir, e passo a explicar porquê:
Nos últimos anos tivemos várias professoras que se reformaram e algumas que mudaram de escola, mas que sempre quiseram estar presentes nos nossos convívios. E nós sempre tivemos muito gosto na presença delas. No final do ano passado as coisas mudaram e as professoras "novas"(???) não acharam bem que as "velhas do Restelo" fossem convidadas.

Repetiram a "graça" este ano. Será que esta gente pensa que não vai envelhecer? Que educação dão aos seus filhos e aos alunos? Vivemos numa época em que ninguém quer envelhecer, o que vale é o presente e ninguém respeita os mais velhos.
Estou triste... pois em 12 anos de escola isto nunca aconteceu.
Para esta gente nova, viver o aqui e agora é imperativo. Como será o amanhã?
Por isso, resolvi organizar um convívio com as reformadas e antigas professoras (que leccionam noutras escolas e que tb vinham aos nossos jantares) e lá vamos nós jantar, num ambiente mais calmo e divertido ( e vou estar com avogi, que bom!!!)

8 comentários:

  1. Que deselegância. Que exemplos transmitem aos alunos? Enfim...
    Gente tonta!

    ResponderEliminar
  2. Perdão, eu queria dizer "atitude tonta". :)!

    ResponderEliminar
  3. Mrs_ Noris
    Deselegante mesmo. Mas nós lá fomos jantar e como pode imaginar foi muito divertido estar com a avogi. Tenho muita pena que estes valores se estejam a perder, mesmo. Aliás eu sou o único elo de ligação com todas as que já saíram da Escola. E gosto imenso de saber delas e de estar com elas. Trabalhamos muitos anos juntas e isso deixa sempre um laço de amizade e carinho.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Querida amiga.
    Em primeiro venho pedir perdão por entrar no seu espaço sem sua autorização ou convite.Também sou Madeirense muito embora afastado da ilha há muitos anos.Tenho contacto com vários blogs da Ilha, tais como o "Jardim de pedra", o "pequenos nada 3", a "avogi" entre outros. Quanto ao Nélio e a Anete Joaquim já os conheço pessoalmente, agora o seu somente hoje através do Nélio. Ao ler o seu texto fiquei a meditar um pouco sobre o que diz aos encontros dos professores. Na minha fraca opinião, o ministério da Educação devia ser totalmente exterminado e, em seu lugar seria somente Ministério da Instrução. Pese embora nunca ter sido professor, fui durante muitos anos Formador Profissional. Longe vão os tempos em que se conseguia dar instrução e educação. A instrução dá-se nos bancos da Escola, mas a educação por muito que os professores queiram dar, deve ser em casa. Faço-lhe um convite. Passe pelo meu blog e dê uma opinião ou um comentário. O endereço é o seguinte:- Espaço do joão. Tenha um Natal alegre e um Ano Novo cheio de prosperidades.

    ResponderEliminar
  5. Eu diria, é que já não há respeito, pelos mais velhos...
    Falta de valores mesmo, parece-me quase atitudes de adolescentes inconsequentes, que acham que as mães já nasceram velhas...
    Enfim, em que mundo vivemos?!...
    bjocas

    ResponderEliminar
  6. OLÁ MARGARIDA SEJA BEM-VINDA AO MEU BLOG E DESDE JÁ AGRADEÇO PELAS SUAS PALAVRAS LÁ DEIXADAS,O MEU MUITO OBRIGADO...TAMBÉM ACHEI O SEU BLOG MUITO INTERESSANTE PARABÉNS....
    REALMENTE PASSEAR PELO FUNCHAL E VER DESTAS BELEZAS É UMA ALEGRIA Á VISTA....
    JÁ AGORA QUANDO PODER PASSE NA IGREJA DA SÉ,PARA VER O PRESÉPIO,ESTE ANO TIVE UM CONVITE DE UM AMIGO PARA AJUDAR,AINDA FALTA UNS PEQUENITOS PORMENORES QUE ELE VAI RESOLVER LÁ PARA SEGUNDA...DEPOIS DIGA QUALQUER COISA....MUITO OBRIGADO E JÁ AGORA QUE O SEU NATAL E FAMÍLIA SEJAM MUITO DO MELHOR TUDO DE BOM...

    ResponderEliminar
  7. É uma pena isso. Eu respeito e admiro as pessoas mais experientes. Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Nem digo nada pois tu já sabes a minha opinião. E nada há a fazer contra a arrogância e permite-me acrescentar não é só arrogância é má educação e falta de sensibilidade, mas eu dessas duas espero tudo desde o dia em que vi e constatei durante muito tempo que colocava uma aluna por sinal de cor negra atrás da porta de castigo. por isso espero tudo. Do director é que não estava à espera infelizmente as pessoas mudam para pior ao se juntares aos piores. Foi o que lhe aconteceu. Mmória curta tem ele. surprenemdem-me sempre pela negativa

    ResponderEliminar