quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

23 de Dezembro - comprar as couves para a ceia!!!



Mesmo a tomar antibiótico, mesmo tendo dormido muito mal (devido ao temporal que se abateu sobre a cidade de madrugada), mesmo tendo que ir trabalhar, lá me levantei às 6h30m para a minha tradicional visita ao Mercado dos Lavradores, para arranjar as ditas couves que acompanham o bacalhau (na ceia de 24). Isto de ser casada com um continental dá trabalho. Ontem já fui buscar o pão encomendado expressamente para rabanadas.
O tempo está horrível, mas lá me meti sozinha nesta aventura: quando cheguei às ruas do mercado (pouco movimentadas devido à chuva) procuro pelo velhote que todos os anos me vende as couves e...nem sinal dele. Pergunto a uma vendedora que me responde: "este ano ele não veio...e couves dessas...hummmm, não sei ... só se for dentro do mercado porque por aqui pelas ruas só couves de repolho ou lombarda."
Lá fui eu Mercado adentro perguntando em todas as barracas: nada. E sempre a mesma resposta: "leve repolho, é couve na mesma", e eu tentando convencê-los que não tem nada a ver. Até que encontro uma velhota com uma cesta cheia de couves, que me informa que são "couves tronchudas (????) e que é disto que os continentais gostam". Caras...muito caras, aliás como tudo: tangerinas a 3€, tomate inglês a 3, 5 € , etc.
Ainda comprei umas flores típicas de Natal e embora para casa descarregar o carro.

3 comentários:

  1. Há pois, quando se misturam gostos é que é bom. Então a senhora é casada com um "cubano"? Não faça caso, pois o sangue que vos corre nas veias é sangue Português. Eu sou Madeirense e casei com uma Alfacinha. Nada de mal me aconteceu, pois era a mais bonita que havia em Lisboa. Coração de ouro e, já lá vão mais de 40 anos. Sinto-me realizado com a companhia que escolhi, o que me dá muito prazer. Para haver união e harmonia, tem de haver cedências de parte a parte. A senhorita não estava habituada a fazer a ceia de Natal com bacalhau e couve "penca de chaves" ou "tronchudas", logo se habitua ou então o parceiro habitua-se a fazer a tradicional ceia Madeirense. Não esquecer o cacau quentinho pela manhã, acompanhado dum bocadinho de bolo de mel. Belos tempos, outras paragens outros costumes.A vida está cara não é só na Madeira, é em todo o lado. Quando quizer, pode vir ao meu quintal colher algumas tangerinas , ou Laranjas ou mesmo limões, pois há de fartura. Chego a depositar no lixo da compostagem, dezenas de Kgr. de laranja da Baía, Dalmau e outras espécies que por cá só se formos á casa das pessoas levar. Aproveito para desejar-vos um Natal Alegre e que o Ano Novo que se aproxima a passos largos repleto de Venturas. Nota:- Por cá há espaço para umas férias com boas prais de areia amarela e águas temperadas. Há alojamento, desde que queira.

    ResponderEliminar
  2. Ah!... Pois o temporal, não se ficou só por aqui....
    Também já comprei as couves aqui havia muita "penca" a 0,19euros e esta hem!...
    Bom Natal com muito Amor
    Bjocas

    ResponderEliminar
  3. É pois.
    É preciso não esquecer que este pobres junquilos foram encontrados fora de terreno de cultivo. No entanto se clicar sobre a flor ainda se nota um ouco da sua génesis. Terão de se confortar com sua beleza como estão até serem traansplantados para local ideal.Prometo que ofaço. Os meus, ainda estão atrasados bem como todo o jardim,pois as diferentes temperaturas que se tem feito,até as roseiras tiveram que ser podadas fora de época. Estamos a levar este mundo a dar uma cambalhota. Os outros anos por esta altura já tinha orquídias abertas,este ano somente abriram ainda duas astes e mesmo assim fora de época. Temos de salvar o nosso planeta o mais breve possível, pois cada ano que se passa a sua transmutação acentua-se.

    ResponderEliminar