quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Que sofrimento!

É verdade!
Que sofrimento...até quando é que isto vai durar?
Estive 15 dias em casa tomando conta da minha mãe e nos últimos dias constatava que ela em vez de melhorar, estava cada vez mais apagada, triste, pouco falava, pouco colaboradora, recusando as caminhadas e sempre se queixando de dores nas costas.
Na Quinta-feira fui buscar as análises e reparei que a Velocidade de sedimentação estava alta e os glóbulos brancos também, o que indicava que tinha infecção. Fiz fotocópias e mandei para o Hospital e para o Cardiologista. RESPOSTA de ambos: normal para quem foi operada hà 1 mês. Nesse dia ela recusou o jantar e eu forçei (porque tinha que tomar os comprimidos) a que ela comesse o puré de cenoura e abóbora. Começou a vomitar e ficou durante toda a noite com uma respiração ofegante. Mal dormi ao lado dela. Levantou-se 3 vezes (sempre com os intestinos a funcionar).
Bem, lá fui trabalhar, mas com o coração nas mãos (o atestado acabava nesse dia). Emtreguei-a aos cuidados da minha empregada, que me telefonou a meio da manhã a dizer que ela não parava de ir à casa de banho.
Quando cheguei a casa fui encontrá-la na cama (pouco usual) e queixou-se de uma dorzinha no lado direito. Fui ver-lhe a barriga e fiquei arregalada: à volta do umbigo, tudo vermelho, duro, inchado, muito quente e saliente. Pensei logo: isto é mesmo uma infecção.
Chamei os meus irmãs e fomos para o Hospital. Fez Raio-X, fez análises ( a V. S. já estava a 180) e foi logo levada para fazer um TAC.
O médico chamou o meu irmão mais velho e disse: "vai ser mesmo aqui nas urgências...mas temos que lhe abrir a barriga já. emos um pequeno bloco aqui. Quer assistir?"
Bem..segundo ela (que só levou anestesias locais) e o meu irmão, o que se passou a seguir foi indescritivel: saía porcaria (pus) por todo o lado, o médico a chamar enfermeiros para ajudarem a limpar e um cheiro nauseabundo.
Está internada, com a barriga aberta, onde colocam todos os dias uma borracha, para a carne não unir, levando doses cavalares de antibióticos. Duas vezes por dia mudam o penso e tentam tirar a porcaria, mas ainda está longe de estar controlada.
Está tão triste, mas as dores nas costas desapareceram e já tem uma corzinha nas bochechas. Já tem vontade de ler e falar e anda muito nos corredores do hospital (o que até ajuda a porcaria a sair).
Os médicos dizem que podia ter sido muito grave se aquela infecção entrasse na corrente sanguínia. Julgamos que foi restos da perfuração que ficaram no organismo e que criaram aquela situação.
Uma coisa eu sei: quando ela teve alta, já se queixava das tais dores nas costas e disse isso ao médico. E não foi por falta de cuidados da família que isto aconteceu.
Começo a ficar cansada de tanta passividade por parte do corpo clínico (que durante o fim de semana não passou nenhum médico no andar - deviam estar a festejar o Carnaval). Falei ontem com um médico e disse-lhe que agora só trago a mãe para casa quando ela estiver a 100%, embora me custe tê-la lá.
Que sofrimento, meu Deus!

9 comentários:

  1. Minha querida, faltam-me as palavras. Força, muita força e pensamentos bons. Tudo vai correr bem.
    O meu pensamento e coração estão convosco.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Quicas,
    As forças estão faltando, mas tenho que ser positiva e acreditar que daqui para a frente não há-de vir nada pior. Ela não merece.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Nossa que barra hein. Só posso dizer que apesar da distância vou colocar sua familia nas minhas orações. Nessa hora é bom encontrar forças, sei que é difícil, mas pra Deus e para quem tem fé nada é impossível.

    ResponderEliminar
  4. Margarida
    Nem sei que diga, mas tanta negligência junta dói demais... Uma infecção qualquer um pode vir a ter, mas depois de saber mos o que motivou a situação, devia haver um maior controle e vigilância pela parte médica...
    Espero que renoves a força, e será desta concerteza que tudo vai correr bem, o corpo têm sempre razão em reclamar... Mas não vais desarmar, nem ela...
    As melhoras.
    bjocas

    ResponderEliminar
  5. Luiz
    Barra pesada mesmo.
    Obrigada por ficar rezando por nós amigo.
    Espero que esteja tudo bem com vc.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Mina
    Desarmar não vou, mas começo a ficar cansada. E ela então, imagino o que não vai naquela cabeça. Mas de facto o sector da saúde está mesmo mal...pelo menos aqui, o hospital é uma desorganização. Funcionam com "quintinhas", entende? Este doente é meu e mais ninguém pode intervir. Só para ver: o médico que a operou já não está a segui-la, pois não foi ele que a internou na 2ª vez, nem foi ele que fez o corte para a drenagem. E, mais grave, ele é o Director do andar.
    Dá para entender?
    Obrigada pela força amiga.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Dona Margarida, faltam-me as palavras para lhe dizer que tenha força mas muita força e pensamentos bons. Tudo vai correr bem.
    O meu pensamento e coração estão convosco.Que Deus vos ajude do fundo do coraçao.Tudo de bommmmmmmmmmmmmm.

    ResponderEliminar
  8. Olá, enfim,tem sido uma luta muito grande, mas que vais conseguir vencer.
    As melhoras para a mãe e para ti, muito carinho e que consigas ter força para continuar a lutar.
    Bjocas
    Patty

    ResponderEliminar
  9. Margarida, minha querida.
    Realmente é muito sofrimento para tua mãezinha. Mas ela é guerreira, tem aguentado muita coisa e foi até bom descobrirem a causa do seu sofrimento e terei tirado. Agora ela vai melhorar!
    Mas estou preocupada agora com ela e também com voce e Avogi, por conta da catastrofe que aconteceu na Madeira. Que tristeza!
    Quando puderes nos tranquile Margarida.
    Que O Deus Todo Poderoso cuidem de todos voces!
    Abraços carinhosos.
    Ray

    ResponderEliminar